29.5.08

Como desde que estou na Roménia tudo me acontece, nada melhor do que iniciar o fim de semana com uma gastroenterite potente! Tão, mas tão potente que "terminou" com 6h enfiada no hospital a tomar soro (assim uma mistura de medicamentos e afins a entrar-me pelas veias durante 5h...UhUhUh ), a fazer ecografias, a aturar médicos e enfermeiros, enfim, uma festa!!!
Destes dias de agonia nem é bom lembrar, agora ficou o cansaço, o braço pisado, as 500 000 caixas de comprimidos que tenho que tomar nas próximas duas semanas e uma certeza: "Tenho que voltar para Portugal o quanto antes!!!" E agora pensam vocês: "Olha a miúda tá doida... isso podia ter-te dado em qualquer lado!" Poder, podia (mas não ia dar, quem é que martelava!? LoL Pronto já chega de alusões à Rua Sésamo) mas não é nada normal eu estar sempre doente desde que cá cheguei! Como diria a minha querida Luls "O meu corpo é que me disse que não podia ficar na Roménia!" E é mesmo verdade... só para vocês perceberem aqui vai uma listagem de males meteorológicos deste país...

1º Chegamos aos -15º no Inverno (e pelos vistos não foi muito mau) estava, como podem imaginar ,muito frio e em qualquer sítio onde entrássemos estava um calor insuportável, daqueles de ficar mal disposto! E depois o que acontece é que andamos cheias de casacos, luvas e afins, chegamos ao metro tiramos tudo, levamos com uma corrente de ar impossível cada vez que passa um metro e pumba dores de garganta, se não tirarmos a roupa, suamos como uns porcos, chegamos cá fora levamos com a neve e pumba ficamos doentes! Já para não falar que andar com os pés enterrados na neve (porque começa a nevar de repente, e neva a sério por isso nem sempre estamos preparados!) e ficar com os pés completamente encharcados horas a fio, também não ajuda!

2º O ano passado atingiram temperaturas de 45º ... Já vamos em 30º e ainda nem chegamos a Junho, pior... os Tó's estão a abarrotar de gente e não há AC... vamos ali a escorrer àgua (eu sempre tive a sorte de não suar, um calor descomunal e eu impecável! Aqui!? Vocês não estão a perceber... cai àgua como se tivesse acabado de tomar banho! Agora imaginem as pessoas que sempre suaram...). Sim, eu sei que 30º não é uma temperatura extraordinária, mas aqui eu sinto estes 30º como 40º ou mais... sempre vivi junto à costa e é tão mais simples de suportar, aqui... desespero!

3º Estão 30º e de repente começa a chover, mas altas chuvas tipo tropicais, só que aqui cai granizo, pedras!... não são bolinhas... são calhaus de granizo!!! E chove durante 30 minutos e dps volta o sol e a tosta... E no entretanto estamos nós de chinelinho, saia e top, encharcadas até aos ossos!

4º Na última semana em algumas regiões do país (na mesma semana) houve incêndios provocados pelo excesso de calor e cheias que deitaram abaixo árvores, casas, daquelas cheias catastróficas mesmo!

5º Há meses que andam umas ceninhas estúpidas a voar por todo o lado que causam milhões de alergias, anda tudo com os olhos vermelhos, a espirrar, na prática a desesperar!!

6º Há bichos por todo o lado, milhões de mosquitos, melgas, bichos que nunca vi na vida, minúsculos, que se colam a nós e fazem borbulhas gigantes e transmitem doenças... um nojo!!! E ainda não chegou o calor à séria... :(

E pronto... já chega, agora vou-me calar! Isto era só pa dizer que isto é um país de extremos e o nosso (o meu pelo menos) corpinho está habituado a temperaturas amenas, a um clima normal, a pessoas normais, enfim a uma vida normal! E definitivamente isto de estar sempre doente não é para mim!!!! :(

9 comentários:

Simãozinho, o Bife disse...

Mais uns mezinhos aí e o corpinho logo se habituava...é tudo uma questão de treino :P
Um grande bem haja e as tuas melhoras...

Gaja disse...

Anda-te mas é embora!!

Abobrinha disse...

Romenita

És muito fraquinha! Só te digo isso: és muito fraquinha! Agora a sério, os bichos de países diferentes podem atacar mais, simplesmente por falta de hábito. O que não invalida... seres fraquinha! Eu sou rija como o aço, mas é da ruindade.

Mas volta: pode ser que quando votares regresse o calor que É SUPOSTO FAZER no fim de Maio... eu até gosto de chuva, mas... é demais! Estou a planear um post acerca disso mesmo. Tenho é que ver se sai com badalhoquice, que o meu blogue até já me enerva!

Abobrinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui leprechaun disse...

E por que estás aí na tal Roménia, afinal?!

Sabes como é que se tratam essas infecções intestinais agudas, sobretudo perigosas pela desidratação que podem provocar, mormente em organismos muito frágeis, como crianças de tenra idade ou idosos?

Falo do tratamento tradicional, antes dos modernos antibióticos e toda esta parafernália médica. Nas aldeias e vilas remotas dos chamados países pobres do 3º Mundo, o tratamento natural consiste em alimentar a pessoa à base da água de cozedura do arroz integral, ao qual se pode juntar também cenoura ralada. Ou seja, o suco de cenoura e arroz constitui um poderoso hidratante ao mesmo tempo que promove o importante equilíbrio electrolítico do tubo digestivo, impedindo assim a desidratação que pode ser a causa directa da morte em algumas doenças desse tipo, como a temível cólera.

Deveras, esta simples mezinha natural é ainda seguida hoje em dia por muitos pediatras que recomendam às mães alimentarem os bebés com caldo de cenoura e arroz, quando têm esses problemas gástricos.

Vê aqui algumas dicas simples, que talvez já conheças mas convém sempre recordar.

Por fim, eu tenho formação na área de saúde, podes contactar-me se tiveres alguma dúvida ou pretenderes mais esclarecimentos sobre isto.

Se puderes utilizar arroz integral, melhor ainda, mas à falta dele o arroz normal também serve.

Que a saúde é preciosa...

Rui leprechaun

(...Ciganita assim formosa! :))

Joaninha disse...

Linda, ou o que diz o gnomo ou agua, bananas e ultra levur, muito importante o ultra levur para repor a florinha intestinal ;)
De resto, é normal, cuidado com a água, as vezes basta uma mudança de cidade. Eu quandoe estive em Beja a trabalhar fiquei assim por beber água da torneira...Enfim...É normal.
Quanto aos bichos, Muito repelente e fenistil gel para as borbulhas. Não vale escarafunchar só piora :)
Olha vê la se voltas e trazes a MERDA do Verão que isto aqui parece um Dezembro chuvoso. Beijos e as melhoras

Unknown disse...

Nada como o nosso querido Portugal!!!
Agora e k se sente!!! ahhh pois e... 2 meses and counting!! Tic Tac Tic Tac....

bjos e as melhoras

Joana Silva disse...

Tadinha de ti...espero que já estejas recuperada dessa catástrofe! Bem...daqui a 3 semanas vou para a Roménia e espero ter mais sorte..porque em relação ao clima vai ser horrivel! Espero sobreviver na Roménia! lool. Beijinhos e encontramo-nos em Bucareste.

Cataraina disse...

Lindaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!! :)
Epah, é que nem de propósito! Ora não é que fui atacada por uma senhora p**** de uma gastroentrite?
E o que é que sefaz nestas alturas, perguntas tu?
Pois bem, passa-se um fim-de-semana na cama e faz-se um update na lista dos blogs amigos e descobre-se que não somos o únicos C11 à façe da terra a ter de aguentar estas filhas-da-p**** destas dores :)
Como eu te compreendo miga!
Ah, e a cena que o teu amigo diz do arroz é mm verdade, hoje tou o dia inteiro a caldinhos de arroz com cenoura cozida...
E tens toda a razão no que dizes: quando o corpo começa a dar estes sinais, é porque está na altura de voltar a casa! E eu já ando a contar os minutos e os segundos! Ai que o dia 27 nunca mais chega.....