Pois é, disseram-me esta frase um dia destes (num outro contexto) mas é mesmo isto! Não há quem aguente ir trabalhar nesta cidade entre as 8h e as 9h! Ninguém merece ir no metro como uma sardinha enlatada, onde só se mexem os olhinhos (mesmo!), ninguém aguenta ter que levar com as travagens bruscas e consequentemente com as centenas de pessoas que estão no metro sem terem onde se segurar (a minha sorte é que aquela mítica frase de "Ah e tal os Romenos cheiram mal porque não tomam banho" é mesmo um mito, senão...), não há paciência pa subir e descer as escadas tipo rebanho rodeado por cães ferozes, é impossível levar com tantos encontrões, má disposição, correria e com a agravante dos cheiros nojentos das porcarias que comem ao pequeno almoço e continuar bem disposta!!!
Mas no meio disto tudo aconteceu-me pela 3ª vez uma coisa que eu achava impensável acontecer em Bucareste ... estava eu à espera que saissem pessoas do metro pa caber lá dentro e um senhor afastou-se e fez-me sinal para passar à frente dele! E com isto quase que ia ficando de fora... quase que fiquei comovida! (vá, MENOS), mas vocês não têm noção! Mesmo! É que isto é surreal... e no outro dia aconteceu o mesmo mas foi à saída do metro. Um rapazito também me deixou passar, mas eu qual espírito Romeno absorto em mim, furei por lá fora com os meus cotovelos de ferro (nascidos e criados na Romenita) e depois quando voltei a ver o rapazito no outro metro até me senti mal (Juro!!), só pensava "Eu não sou assim! Nem quero ser!!". Mas pronto de tarde um senhor já com alguma idade também me fez o mesmo e consegui redimir-me! :)
E pensam vocês agora "Bahhhh já foram 3 vezes... é normal!". Mas não é ... já cá tou há 2 meses e só aconteceu destas vezes, a norma é estar parada à espera do metro e vir alguém e colar-se à minha frente pa entrar primeiro... são as regras por cá!
E pronto queria pedir desculpa ao Mundo, em especial a Portugal e aos Portugueses por estar a comportar-me de forma Romena e para dizer que não volta a repetir-se! Digo eu... ;)
Te Pup **